Seminário Dimensionamento de Pessoal

Dezenas de representantes das universidades do Brasil do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas das Instituições Federais de Ensino Superior (Forgepe), participaram nos dias 03 e 04 de março de 2016, da abertura do Seminário sobre Dimensionamento de Pessoal das universidades e centros tecnológicos de todo o país. O evento teve como objetivo discutir a realidade do quadro de docentes e de servidores técnico-administrativos nestas instituições.

O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos da UFG, professor Geci José Pereira da Silva, destacou a importância de debater o tema do dimensionamento de pessoal: “precisamos discutir o que é o dimensionamento de pessoal por ser um tema que se tornou um desafio de praticamente todas as instituições de ensino vinculadas ao Governo Federal, principalmente na questão de superar as limitações de servidores”, pontuou.

Para o Reitor da UFG, Orlando Amaral, o Seminário tem um papel muito importante por abordar as diretrizes futuras na área de gestão de pessoas. “Hoje na UFG temos um grande gargalo, que é a falta de pessoal, principalmente de servidores técnico-administrativos”. Ele ressaltou ainda que a falta de recursos é um dos grandes limitadores para a contratação de mais servidores, pois grande parte do orçamento das universidades estão sendo destinados para custear um grande número de trabalhadores terceirizados.

O coordenador nacional do FORGEPE, professor Mauro Cortês, defendeu o aprofundamento do debate do equacionamento de pessoal nas universidades. “A visão da gestão é diferente da visão do governo e da visão do sindicato, sendo que todos eles são fatores fundamentais no processo do dimensionamento do quadro de servidores”, comentou. Segundo ele, as discussões atuais sobre pessoal giram em torno de dois eixos principais: o dimensionamento do sistema, que é feito a partir do documento elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) para o assunto e a alocação de pessoal dentro das instituições federais de ensino superior.

A programação do Seminário prevê a realização de vários outros painéis com estudos sobre o dimensionamento em universidades dos Estados do Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Pará. Todos temas apresentados nas palestras servirão de base para o FORGEPE alinhar um possível dimensionamento de pessoal que possa atender, de uma forma abrangente, às demandas das universidades e centros tecnológicos em negociação com o Ministério da Educação (MEC). (Fonte: UFG)

->Comissão Organizadora

->Apresentação dos participantes

->Fotos