26º Pleno do Forgepe ocorre em Formato Virtual

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas das IFES – FORGEPE se reuniu no dia 31/03/2021 as 9hs em sala virtual para realizar o 26º Pleno do Forgepe que ocorreu em formato virtual.

O evento teve uma temática específica sobre Indicadores de Gestão de Pessoas apresentada pelo Sr Joade Cortez, Pró-Reitor Adjunto de Gestão de Pessoas da UFRN e contou com a participação de mais de 120 pessoas.

Antes da palestra, a Coordenação Nacional apresentou a temática dos Grupos de Trabalhos para o ano 2021.

 

Inicialmente as inscrições nos grupos foram realizadas pelas Coordenações Regionais, mas nesse Pleno, foi aberta inscrição por formulário Google até dia 05/04/2021 e ficou agendada reunião para abertura dos trabalhos nos GTs para o dia 06/04/2021.

Os grupos definidos foram:

 

Grupo 1: PEC emergencial e a Reforma Administrativa

Grupo 2: Planejamento de Vagas e Dimensionamento

Grupo 3: Capacitação entre IFES

Grupo 4: Plano de Gestão (Teletrabalho)

Grupo 5: Painel de Dados

Grupo 6: Indicadores de Gestão de Pessoas

 

Seguindo a programação, a palestra se dividiu em três partes principais:

 

 

  1. O que são indicadores e qual a sua importância no contexto atual?
  2. Aplicação dos Indicadores de Gestão de Pessoas no Contexto Atual
  3. Reflexões Importantes

 

Inicialmente, foi apresentado a metodologia de revisão dos Indicadores do TCU na perspectiva da Gestão de Pessoas assim como a estrutura de indicadores previstos na avaliação de Governança do TCU. Dessa forma, foi enfatizada a importância de avançar nesse tema e de pensar uma estrutura integrada de indicadores de gestão de pessoas nas Universidades.

Nesse contexto, foi destacada a importância da mensuração e apresentação dos resultados da área de gestão de pessoas nas instituições a partir de um sistema de indicadores eficaz, atendendo de forma cada vez mais transparente às expectativas dos órgãos de controle e da sociedade.

Para isso, foi colocada a importância de se estabelecer um movimento integrado e síncrono no sentido de avançar na implantação de uma cultura de planejamento de gestão de pessoas, o que não ocorre de forma tão rápida, necessitando dessa forma a priorização da agenda e estímulo a modelos de acompanhamento de resultados a partir de indicadores de desempenho. Assim, a área se posicionará cada vez mais do eixo estratégico das instituições.

 

Apresentação dos Indicadores

Por fim, foram feitas as considerações finais com os informes gerais e seguem os encaminhamentos do 26º Pleno do Forgepe:

 

– Abertura para mais adesões aos grupos de trabalho do Forgepe em 2021;

– Reunião específica dia 06/04 com os grupos de trabalho. Oficina para definir metodologia de trabalho e entregas;

– Fortalecimento do uso do portal do Forgepe para divulgação de documentos;

– Sugestões de pautas para o Forgepe deve ser enviada por email;

– Atualização dos contatos dos Gestores (pró-reitores e adjuntos/substitutos) e divulgação desses contatos no portal do Progesp;

– Após a homologação do orçamento agendar reunião específica;

– Realizar um levantamento do numero de integrantes das pro reitorias de pessoal do Forgepe, indicando o numero total de servidores da IFE;