25º Pleno do Forgepe ocorre em Formato Virtual

O 25° Pleno do Forgepe ocorreu no dia 10 de fevereiro de 2021 das 8:30 às 12:00, em sala virtual, ainda adotando esse formato em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

A programação abordou temas como: Desafios para as Ifes no Fortalecimento da Educação, Sistema de Registro Eletrônico de Frequência – SisREF, Orçamento previsto na PLOA para Pessoal nas IFES, Gestão dos Banco e Troca de Vagas e Concurso para TAEs.

O evento foi aberto pela Coordenação Nacional e contou com a participação especial do presidente da Andifes o Sr Edward Madureira Brasil e o Secretário Executivo da Andifes, o Sr. Gustavo Henrique de Sousa Balduino.

O presidente da Andifes destacou a necessidade do fortalecimento das Universidades e os desafios de se adaptar aos cortes na educação.

O Secretário Executivo da Andifes indicou a perspectiva de construir indicadores sistêmicos para aferir produção, produtividade e eficiência para  trazer transparência na contribuição social do papel das Universidades no cenário nacional.

Outro ponto colocado pela Andifes é a relevância da capacitação para edificar um coletivo a serviço da educação publica.

Em seguida, o próximo ponto do encontro foi o Sistema de Registro Eletrônico de Frequência – SisREF, apresentado pelo Sr. Antonio Fiuza de Sousa Landim e a Equipe do Ministério da Economia. O Sr Fiuza é Analista em Tecnologia da Informação do Ministério da Economia e responsável pela implantação do SisREF.

O SisREF já foi tema de reunião especifica do Forgepe e o assunto traz muitas dúvidas sobre prazos e implantação nas Universidades. A Equipe do ME disponibilizou o material apresentado e durante o encontro as dúvidas levatadas foram retiradas.

Com a impossibilidade de participação, nessa edição do Pleno, da Equipe do MEC, a Coordenação Nacional do Forgepe explanou sobre os assuntos das ultimas reuniões entre a Coordenação e o MEC para expor aos colegas as conversas mais recentes sobre Orçamento previsto na PLOA para Pessoal nas IFES e sobre a Gestão dos Bancos, Troca de Vagas e Concurso para TAEs.

Esses assuntos são pautas permanentes dos últimos encontros, tendo em vista o atual momento de cortes e dificuldades com a gestão do orçamento na área de Gestão de Pessoas.

A Coordenação Nacional deu boas vinda aos novos Gestores de Pessoal das Universidades que se apresentaram, foram eles: André Baptista Leite – UFMT, Clayton Barcelos – UFOB, Isidro Fortaleza – UFPI, Jeanne Liliane Marlene Michel e Antonio Roberto de Carvalho – UFSCar, Maria do Socorro Mendes Gomes – UnB, Renata Faria – UFJF e Taís Ullrich Fonseca – UFPel, dando-lhes boa

Por fim, encerrando o 25º Pleno do Forgepe, foram feitos os encaminhamentos que seguem:

  1. Agendar reunião com as regionais para discutir os grupos de trabalho (Fortalecer a participação das Regionais)
  2. Agendar reunião sobre Orçamento com o Forplad/Andifes

 

As pautas propostas para trabalho foram:

  • PEC emergencial e a reforma administrativa
  • AFD
  • Planejamento de vagas e Dimensionamento
  • Capacitação entre IFES
  • Quadro de Funções
  • Plano de Gestão
  • Painel de Dados
  • Indicadores de Gestão de Pessoas

 

Os primeiros voluntários para contribuições nos estudos foram:

  1. Denise – UFBA – Se propôs a contribuir por ser pesquisadora na área da reforma administrativa
  2. Vitor (UFRA) – Pode contribuir no painel e no trabalho das redes
  3. UFTM – Pode contribuir no Planejamento de vagas e Dimensionamento
  4. Rejane Barros – UFRJ – Pode contribuir no Planejamento de vagas e Dimensionamento
  5. UnB – Pode contribuir no Planejamento de vagas e Dimensionamento
  6. Rita Anjos – Superintendente de Planejamento da PR-4/UFRJ – Dimensionamento