23° Pleno do Forgepe ocorreu em formato virtual

O 23° Pleno do Forgepe ocorreu nos dias 01 e 02 de outubro das 8:30 às 12:00, em sala virtual.

Em um formato diferente, o pleno venceu as barreiras da distancia física e contou com a participação virtual de 79 agentes de Gestão de Pessoas do todo Brasil. Foi desafiador e o contato físico com certeza foi sentido, mas juntos a equipe conseguiu produzir boas reflexões e encaminhamentos.

A programação abordou temas como Protocolo de Biossegurança, Provimento e Vagas, Orçamento de Pessoal 2020-2021, Clima Organizacional, Reforma Administrativa entre outros.

Após abertura do evento pela Coordenação Nacional do Forgepe, ocorreu a apresentação de pesquisa realizada pelo grupo da Forgepe sobre os meios de comunicação envolvendo o aplicativo whatsapp e sobre a proposta de um modelo nacional de protocolo de biossegurança.

Foram também realizadas três pesquisas durante o evento: Situação de Vagas e seus Provimentos em Universidades, Regime de Trabalho nas Universidades (Presencial ou Teletrabalho) e Situação da Progressão Docente no período da pandemia.

Em seguida o evento contou com a participação do Sr Eduardo Gomes Salgado, Diretor de Desenvolvimento da Rede de IFEs/MEC e da Sra Elisabeth Aparecida Corrêa Menezes, Coordenação-Geral de Recursos Humanos das IFEs/MEC que apresentaram sobre questões de pessoal envolvendo provimento e vagas.

Na sequência, encerrando o primeiro dia, o Coordenador de Estudos e Acompanhamento Orçamentário da SPO/MEC, o Sr Alex Fraga, palestrou sobre Orçamento de Pessoal 2020-2021.

No segundo dia do evento, após abertura pela Coordenação Nacional do Forgepe, o 23° Pleno do Forgepe contou com a participação do Sr Cleber Izzo, Diretor de Relações de Trabalho no Serviço Público DERET/SGP/SEDGG/ME que apresentou sobre a Pesquisa de Clima Organizacional para a Administração Pública Federal. A iniciativa é inédita e está sendo realizada em parceria com o Great Place To Work (GPTW) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), contando também com o apoio do Instituto República. O objetivo é conhecer mais o dia a dia do trabalho, as práticas corporativas, os aspectos positivos da gestão de pessoas e as oportunidades de melhorias no ambiente de trabalho do servidor público federal.

Dando continuidade ao evento, o debate seguinte foi sobre os impactos da proposta da reforma administrativa na gestão de pessoas

Finalizando o segundo dia do evento e encerrando o 23° Pleno do Forgepe foi discutido a agenda de atividades e ações do Forgepe e feito os encaminhamentos finais.

A pandemia causada pela disseminação do novo coronavírus provocou mudanças no cotidiano de trabalho e exigiu um forte poder de flexibilização nas atividades administritivas. Na área de Gestão de Pessoas a distancia física foi a maior barreira, pois o contato físico e afetivo é importante para o crescimento institucional e desenvolvimento profissional.

Certos de que tudo isso irá passar, a Coordenação Nacional do Forgepe não está medindo esforços para dar continuidade aos trabalhos e buscar meios de comunicação que ajudem nessa fase tornando possível avançar nos debates e conquistas.