22° Pleno do Forgepe elege nova Coordenação Nacional e Coordenadorias Regionais

No dia 30 de julho, às 10h, foi realizado o 22° Pleno do Forgepe, cuja pauta era a eleição da nova Coordenação Nacional e das Coordenadorias Regionais para mandato a se iniciar em agosto de 2020. O evento foi realizado de maneira virtual por meio da plataforma de webconferência da UFRGS, o MConf.

Após saudar os presentes,  o atual coordenador nacional, Maurício Viegas, cujo mandato estava se encerrando, relembrou o surgimento do Forgepe, em agosto de 2014, e os objetivos do Fórum, presentes no regimento interno. Ressaltou também a interlocução do Forgepe com outros atores importantes do cenário da educação (CGU, TCU, Ministério da Economia, Ministério da Educação, etc.) e agradeceu a parceria dos colegas da atual gestão do Forgepe e da Andifes, particularmente em um momento tão conturbado quanto o atual.

Feitas as manifestações dos demais integrantes da Coordenação Nacional, foi iniciado o processo de eleição da nova Coordenação Nacional e das Coordenadorias Regionais. Houve a inscrição de apenas uma chapa, a qual foi declarada eleita: Mirian Dantas dos Santos/UFRN (região nordeste), Everton Wirbitzki da Silveira/UFG (região centro-oeste), Carla Burigo/UFSC (região sul), Márcio Magno Costa/UFU (região sudeste) e Maria Vanusa do Socorro de Souza Firmo/UFAM (região norte).

Diversos pró-reitores se manifestaram agradecendo o trabalho da gestão que se encerrava e parabenizando os colegas da nova coordenação. O presidente da Andifes, João Carlos Salles Pires da Silva (UFBA), também participou do Pleno, expressando gratidão pela maneira competente e atenciosa com a qual Maurício deu resposta a todos os pedidos e solicitações da Andifes e destacando a posição estratégica do Forgepe nesses tempos tão difíceis, de restrições e incompreensão sobre a natureza da Universidade.

Maurício agradeceu a todos pela possibilidade de participar do Forgepe e o apoio ao longo de sua gestão. A nova Coordenadora Nacional eleita, Mirian Dantas, elencou algumas das estratégias da gestão que se inicia:

  • Modificar a estrutura de gestão do Forgepe, dando um papel mais ativo às coordenadorias regionais, junto à Coordenação Nacional;
  • Recompor as comissões temáticas com o objetivo de tratarem das questões de relevância e impacto na área de gestão de pessoas;
  • Fazer uma gestão participativa, com apoio das regionais, das comissões temáticas;
  • Elaborar um planejamento estratégico para os próximos dois anos.

Ela também citou alguns dos desafios da área de gestão de pessoas, como o trabalho articulado com os demais Fóruns, sindicatos, ME, MEC, TCU e outros segmentos da sociedade civil; e a manutenção dos quadros de pessoal das Universidades, do banco de equivalentes e quadros de referência, entre outros.

Na sequência, o grupo foi dividido em salas virtuais menores, para que fossem eleitas as novas coordenadorias regionais, sendo anunciada a seguinte composição:

  • Regional Norte
    Coordenador: Saulo Luis Pereira Wanzeler (UFRA)
    Vice-coordenador: Marcel Ferreira Miranda (UNIFESSPA)
  • Regional Nordeste
    Coordenadora Regional: Claudia Denise da Silveira Tôndolo (UFSB)
    Vice: Wagner Tavares da Silva (UFRB)
  • Centro-Oeste
    Coordenadora Regional: Alessandra Narciso Simão (UFGD)
    Vice: Domingos Santana (UFMT)
  • Sudeste
    Coordenadora Regional: Maria Márcia Magela Machado (UFMG)
    Vice: Luzia da Conceição de Araujo Marques (UFRJ)
  • Sul
    Coordenadora Regional: Silvana Weinhardt de Oliveira (UTFPR)
    Vice: Fernando Ricardo Gavron (UFCSPA)

Ao final do evento, foi realizada uma homenagem ao coordenador nacional que encerrava seu mandato, com leitura do texto “O que significa a gartidão”, de Antonio Nóvoa. Após manifestações finais de agradecimento, Mirian declarou encerrado o 22º Pleno do Forgepe (confira a ata completa do evento clicando aqui).

Homenagem realizada ao coordenador nacional Maurício Viegas, que encerrava seu mandato à frente do Forgepe.