20º Pleno do Forgepe debate aplicabilidade do Decreto 9.991/2019

Nos dias 21 e 22 de novembro, foi realizado em Brasília, na sede da Andifes, o 20º Pleno do Forgepe, que trouxe como uma de suas pautas principais a aplicabilidade do Decreto 9.991/2019, que trata da Nova Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas.

Com auditório lotado, os integrantes da Coordenação Nacional deram início ao evento. Na sequência, ocorreu a apresentação de proposta de aprimoramento do Decreto 9.991/2019, elaborada por grupo de trabalho do Forgepe coordenado pelo servidor da UFRN, Zaqueu Hudson. A proposta e apresentação podem ser conferidas aqui.

Após intervalo, o Coordenador-Geral de Desenvolvimento e Gestão de Desempenho do Ministério da Economia, Eduardo Viana Almas, e a Diretorado Departamento de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas, Flávia Nasser Goulart, falaram sobre a aplicabilidade do Decreto 9.991/2019 e suas notas técnicas. Houve espaço para questionamentos e esclarecimento de dúvidas. Confira aqui a apresentação.

Eduardo Viana Almas
Flávia Nasser Goulart

O segundo dia de Pleno iniciou com breve apresentação dos organizadores do 39º ENDP, que convidaram os presentes a participarem do evento que irá ocorrer em 2020. Em seguida, foram iniciadas as presentações da UFSC, UFRGS e UFRN sobre seus respectivos programas de desenvolvimento . Confira aqui o conteúdo completo.

Apresentação da UFRGS
Apresentação da UFSC

Em seguida, Wendy Willian Balotin, Coordenador do  Programa da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) em Rede, falou sobre o papel da ENAP no desenvolvimento de servidores à luz do Decreto nº 9.991/2019. A apresentação pode ser conferida aqui.

Na sequência, foram dados os encaminhamentos finais e encerrado o 20º Pleno do Forgepe. A ata completa do evento, elaborada pelo Primeiro Secretário Nacional do Forgepe, Everton Wirbitzki da Silveira, pode ser conferida aqui.