Último pleno de 2018 é realizado em Brasília

Nos dias 11 e 12 de dezembro, os membros do Forgepe reuniram-se em Brasília para a realização do último encontro do ano, o 16° Pleno, que ocorreu na sede da Andifes. A atividade foi presidida pelo Vice-Coordenador Nacional, Agnaldo Fernandes, Pró-Reitor da UFRJ.

No dia 11, realizou-se oficina com equipe do Ministério do Planejamento a respeito dos módulos que envolvem a migração das informações sobre os adicionais ocupacionais. A atividade era voltada, principalmente, aos engenheiros de segurança do trabalho e médicos do trabalho. Na ocasião, os presentes foram informados de que não haverá prorrogação do prazo de migração e de que o impacto será percebido a partir da folha de janeiro, nos recebimentos de 1º e 2 de fevereiro de 2019.

No dia 12, a Pró-Reitora Mirian Dantas dos Santos apresentou relato sobre a experiência da UFRN no controle de frequência, ressaltando os impactos da questão para a área de gestão de pessoas. Na sequência, a Pró-Reitora Elisabeth Aparecida Corrêa Menezes falou aos presentes sobre a experiência da UFT com o Sistema de Controle Eletrônico Diário de Frequência (Sisref). Segundo Elisabeth, o Sisref já está parametrizado com a IN2 e na UFT está sendo estabelecida uma resolução que espelha essa instrução normativa.

O planejamento do Forgepe para 2019 também foi pauta do 16° Pleno. Ficou preestabelecido entre os presentes que ocorrerão quatro encontros na segunda quinzena dos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro, sendo que, havendo universidades dispostas a sediar o pleno, haverá revezamento das reuniões, ocorrendo uma reunião em Brasília seguida de uma em alguma universidade brasileira. Propôs-se que na primeira reunião de 2019 sejam convidados os membros do novo governo federal para apresentação e também que haja uma retrospectiva dos quatro grupos de trabalho já constituídos pelo Fórum. Os temas a serem discutidos em 2019 são: IN1, IN2, Carreiras, Siass, Adicionais Ocupacionais (migração e legislação), Cargos e Provimento (dimensionamento).

O 16° Fórum também contou com a participação de representantes da Federação de Sindicatos dos Trabalhadores em Universidades Brasileiras (Fasubra) e do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES). Ao final do encontro, a mesa composta pelos coordenadores nacionais do Forgepe parabenizou os membros do Fórum pelo trabalho realizado em 2018 e desejou votos de boas festas a todos.

Confira aqui a ata completa do evento e outras informações.