Realizado em Brasília 15° Pleno do Forgepe

Nos dias 19 e 20 de novembro, realizou-se em Brasília, na sede da Andifes, o 15° Pleno do Forgepe. Esta edição do encontro contou com palestra sobre a Instrução Normativa 02/2018 e sobre o Sistema de Registro Eletrônico de Frequência (Sisref), ministrada por Neleide Abila, Diretora do Departamento de Legislação e Provimento de Pessoas da SGP/MPDG.

O 15º Pleno também teve a presença de representantes da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra). A Instrução Normativa 02/2018 foi um dos principais assuntos abordados, bem como as preocupações sobre o momento político do país e a necessidade de diálogo entre Fasubra e Forgepe.

Durante o 15º Pleno, também reuniram-se três Grupos de Trabalho (GT) sobre temas que exigirão maior sistematização e interlocução junto à Andifes e Ministérios:

1) GT IN 01 – Programa de Gestão
O grupo ficou responsável por sistematizar e compartilhar junto ao Forgepe documento sobre a IN 01.

2) GT IN 02 – Controle de Frequência e Assiduidade
O GT irá apresentar, no próximo Pleno, documento sobre o assunto elaborado a partir de reflexões feitas previamente pela regional Nordeste. A versão final do texto será entregue à Presidência da Andifes pela Coordenação Nacional do Forgepe. 

3) GT Carreira
Os trabalhos do GT foram iniciados com a leitura do documento elaborado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) para equipe de transição do novo governo. O grupo pretende priorizar, dentre os diversos temas relacionados à carreira dos técnico-administrativos em educação, a questão dos diversos cargos e a possível transformação em dois genéricos: um de nível médio, abarcando as classes C e D, e outro abarcando a classe E. A questão do desenvolvimento na carreira também será um tema priorizado pelo grupo. Pretende-se ainda que esse GT faça reuniões de diálogo e trocas com o GT carreira da Fasubra.

Por fim, os presentes no 15º Pleno debruçaram-se sobre a necessidade de elaboração de dois textos a serem apresentados à Andifes para entrega imediata ao MPDG: 1) sobre o prazo de adesão ao novo sistema de adicionais ocupacionais; e 2) sobre provimento de vagas 2019 (BPEq e QRSTA).

Confira AQUI a ata completa do evento.